Don’t worry, be happy

Publicado: 1 de maio de 2011 em Bob Marley, Bob Mcferrin, Musica

Ontem a tarde, após uma sequência de mancadas, estava buscando por uma música para melhorar meu ânimo. Eis que vejo na minha playlist o seguinte título: Bob Marley – Don’t worry be happy.
No mesmo instante, tuitei sobre essa música e sua habilidade de melhorar meu humor. Não demorou um minuto e logo chegou a correção (Valeu @bonfiglio) de que essa música não é cantada por Bob Marley, mas sim por Bobby McFerrin. Após mais essa mancada, agora faço questão de fazer um relatório completo sobre essa canção.

A música “Don’t Worry, Be Happy” de autoria de Bobby McFerrin, foi lançada em setembro de 1988, sendo a primeira canção “a capela” a alcançar, naquele mesmo ano, o topo da parada Billboard, mantendo essa posição por duas semanas. Além disso, em 1989 essa música levou três prêmios Grammy, de canção do ano, disco do ano e melhor performance vocal pop masculina.

O nome da música foi inspirada em uma famosa citação de Meher Baba, um mestre espiritual indiano. Meher Baba, durante sua ida para o mundo ocidental, em 1960, dizia para seus seguidores: “Do your best. Then, don’t worry: be happy in My love. I will help you”. (Façam o seu melhor. Então, não se preocupem: sejam felizes em meu Amor. Eu irei ajuda-los.”)
Essa frase, e suas variações, foram impressas em cartões e posters daquela época. Em 1988, McFerrin estava na casa de amigos e viu um poster com aquela frase. Inspirado pelo encanto e simplicidade daquela expressão, McFerrin escreveu a famosa canção, que foi incluída na trilha sonora do filme Cocktail (Não, não é aquele programa do Miele).

Em uma entrevista, McFerrin disse: “Cada vez que você vê um poster de Meher Baba, ele geralmente diz “Don’t worry, be happy”, que é filosofia pura, em apenas quatro palavras.

Muitas versões de “Don’t Worry, Be Happy” já foram gravadas por diversos artistas. Mas, infelizmente, nenhuma dessas foi feita por Bob Marley. Só pra constar, Bob Marley morreu em 11 de maio de 1981, sete anos antes da música ter sido lançada, o que torna “praticamente” impossível uma versão cover feita por Marley. De agora em diante não tem mais desculpa, essa música nunca foi e nunca será cantada por Bob Marley, mas sim por Bobby McFerrin.

A música criada por McFerrin é realmente inspiradora, e acredito que tenha captado bem a essência da filosofia de Meher Baba. Com todos os problemas que temos que enfrentar diariamente, imagino que seja difícil não se preocupar e ser feliz. Mas, se pudermos fazer o que a canção diz, nem que seja apenas durante alguns instantes do dia, com certeza a felicidade se tornará algo bem mais próximo e concreto.

Feliz dia do trabalhador. E não se preocupe, seja feliz!

Letra e Tradução

Don’t Worry Be Happy

Here’s a little song I wrote

You might want to sing it note for note

Don’t worry, be happy

In every life we have some trouble

But when you worry you make it double

Don’t worry, be happy

Don’t worry, be happy now

Oo, ooo…

Don’t worry, be happy(4x)

Oo, ooo…

Ain’t got no place to lay your head

Somebody came and took your bed

Don’t worry, be happy

The land-lord say your rent is late

He may have to litigate

Don’t worry, be happy

Look at me, I’m happy

Don’t worry…….. be happy

let me give you my phone number

when you worry, call me I will make you happy

Don’t worry…… be happy

Ain’t got no cash, ain’t got no style

Ain’t got no girl to make you smile

Don’t worry, be happy

‘Cause when you worry your face will frown

And that will bring everybody down

So don’t worry, be happy

Don’t worry, be happy now

Oo, ooo…

Don’t worry, be happy (4X)

Oo, ooo…

Don’t worry, don’t worry, don’t do it, be happy

Let the smile on your face

Don’t bring everybody down like this

Don’t worry, people will soon pass

what ever it is

Don’t worry, be happy

I am not worried, “I am happy”

Não Se Preocupe, Seja Feliz

Aqui está uma pequena canção que escrevi

Você pode cantá-la nota por nota

Não se preocupe, seja feliz

Em toda vida existem problemas

Mas enquanto se preocupa você os duplica

Não se preocupe, seja feliz

Não se preocupe, seja feliz agora

Oo, ooo…

Não se preocupe, seja feliz

Não se preocupe, seja feliz

não tem um lugar para deitar a sua cabeça

Alguém levou a sua cama

Não se preocupe,seja feliz

Seu senhorio diz que o aluguel atrasou

Ele terá que questionar em juízo

Não se preocupe, seja feliz

Olhe para mim, Eu sou feliz

Não se preocupe, seja feliz

Deixe me dar o meu telefone

Quando você se preocupar, me telefone eu te farei feliz

Não se preocupe, seja feliz

Não tem dinheiro e nem estilo

Não tem garota para fazê-lo sorrir

Não se preocupe,seja feliz

Porque quando você se preocupa sua face franzi

E isso leva todos para baixo

Então não se preocupe,fique feliz

Não se preocupe,fique feliz agora

Oo, ooo…

Não se preocupe,seja feliz

Oo, ooo…

Não se preocupe, não se preocupe, não faça isso ,seja feliz

Deixe um sorriso na sua face

Não deixe todos pra baixo

Não se preocupe as pessoas passarão logo

Seja o que for

Não se preocupe,seja feliz

Eu não estou preocupado, eu estou feliz

Comentários
  1. ana magna gomes disse:

    Parabéns pela sua pesquisa, sou fã do Bob e mais ainda dos mestres indianos e mestres em geral. Adoro essa música tbem e estava precisando ouví-la pra me lembrar minuto a minuto de apenas ser feliz.

Deixe uma resposta

